Transmissão em direto de Ondas de Radio

segunda-feira, 6 de abril de 2015

O que são ondas curtas?

As Ondas Curtas são altas freqüências (HF - High Frequency) que permitem aos radio-difusores internacionais difundir as suas emissões para longas distâncias. Quanto mais alta for a frequência, menor é a banda, sendo que em Ondas Curtas esta varia entre os 10 e os 100 metros.


Radio Vaticano 

Antenas de Transmissão de Radiodifusão em Ondas Curtas da Radio Vaticano


COMO É QUE AS ONDAS PODEM PERCORRER TÃO GRANDES DISTÂNCIAS?
As Ondas Curtas têm a particularidade de se refletirem na zona mais elevada da atmosfera: a ionosfera. Esta zona, que se encontra carregada eletricamente, contém radiações ultravioletas emitidas pelo sol. As Ondas Curtas são refletidas por saltos na ionosfera e depois na terra. Designa-se por propagação a propriedade de reflexão das Ondas Curtas na ionosfera.

As ondas de rádio de ondas curtas se reflectem na ionosfera (camadas altas da atmosfera) e atingem longas distâncias


PORQUE É QUE AS ONDAS DA ESTAÇÃO LOCAL DE FM NÃO PODEM ALCANÇAR LONGAS DISTÂNCIAS?
Estas ondas de rádio são normalmente emitidas em linha reta e, assim, não podem viajar além do horizonte, seguindo a linha de curvatura da terra. Além disso, elas não possuem a propriedade de serem reflectidas na ionosfera.


POSSO UTILIZAR O MEU RÁDIO AM/FM PARA CAPTAR AS EMISSÕES DE ONDA CURTA?
Não. Para captar essas freqüências é indispensável possuir um rádio de Onda Curta designado por OC, SW ou “World Band Radio”. Contudo, a maior parte dos receptores de OC oferece igualmente as bandas de FM e Onda Média, o que os torna muito polivalentes.

 O Transglobe é um clássico receptor de ondas curtas, ondas médias e FM e o Sony um portátil digital moderno

TENHO NECESSIDADE DE UMA ANTENA ESPECIAL?
Os receptores de Onda Curta têm uma antena capaz de receber os sinais fortes. Contudo, se tenciona utilizar o receptor de OC no interior de um edifício, é conveniente que utilize uma antena exterior. Normalmente, os receptores têm uma antena metálica telescópica a que se junta uma “antena-fio” de alguns metros e trazem instruções sobre os locais mais aconselháveis para a recepção.

  
Radioescuta de emissoras internacionais de ondas curtas durante sábado à tarde, utilizando um receptor Sony ICF-SW7600GR e uma antena de fio de 5 metros acoplada na base da antena telescópica original. Neste vídeo, podemos ouvir com bastante clareza, emissões da Radio China Internacional, Radio Difusão Portuguesa Internacional, Radio Med1 (Marrocos) e Radio Argentina Exterior (transmitindo ao vivo jogo Espanha x Paraguai pelas oitavas de final da Copa 2010).


COMO MELHORAR A RECEPÇÃO
A recepção em OC é muito sensível. Se o seu receptor funciona a pilhas ou baterias é conveniente que estas estejam carregadas ao máximo. Experimente colocar o receptor em diferentes posições: a recepção é geralmente melhor perto de uma janela, sobretudo se esta estiver orientada para a zona onde se encontra o emissor. Se colocar o receptor sobre ou contra um objecto metálico (como por ex. um radiador), pode obter uma melhor recepção. Por contrário se estiver dentro de uma caixa metálica (elevador, betão armado, escada de segurança), podem criar interferências ou impedir a recepção.

 Um receptor de ondas curtas utilizando um fio esticado como antena para melhorar a recepção dos sinais

NO HORÁRIO DE TRANSMISSÕES, PORQUE SÃO INDICADAS DIFERENTES FREQÜÊNCIAS PARA DIFERENTES PERÍODOS DO DIA? PORQUE NÃO EXISTE SÓ UMA FREQUÊNCIA COMO PARA AS ESTAÇÕES DE ONDA MÉDIA LOCAIS?
As condições de propagação das ondas na ionosfera variam de acordo com a estação do ano, o ciclo de atividade solar e a hora. Se os radio-difusores mantivessem a mesma frequência durante todo o dia, as ondas só alcançariam uma determinada região geográfica durante uma parte desse dia. A frequência empregue depende dos fautores atrás mencionados e também da localização do emissor e da zona que se pretende cobrir.

Mapa de cobertura das emissões em ondas curtas da Rádio Difusão Portuguesa Internacional

 

Transmissões extraordinárias
Hora UTC = Hora Lisboa - 1
Esquema PARCIAL de horários e frequências de emissões em Onda Curta da Radio Difusão Portuguesa Internacional

O QUE PODERÁ ACONTECER À ONDA CURTA QUANDO TUDO TIVER SIDO DIGITALIZADO?

A Onda Curta também está em processo de digitalização por algumas emissoras internacionais. A RDP é membro do consórcio DRM (Digital Radio Mondiale) destinado ao estabelecimento de normas internacionais de transmissão digital em Onda Curta, fazendo parte, também, de um grupo de projecto da “EBU – European Broadcasting Union”, com a mesma finalidade. As vantagens da digitalização serão a obtenção uma melhor qualidade de recepção, um som de qualidade superior, receptores fáceis de manusear e a possibilidade de incluir na transmissão o envio de dados textuais.


 

 


Sem comentários:

Enviar um comentário